Descubra o que o Dia da Escola tem a ver com a compra de materiais



No próximo dia 15 de março é comemorado o Dia da Escola, uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população. Além de refletir sobre a qualidade do ensino em escolas públicas e particulares, este dia também deve ser um motivo para alertar os pais sobre a importância de acompanhar a vida acadêmica do filho, que é fundamental no processo de aprendizagem, o que envolve também a aquisição do material escolar adequado. Pensando nisso, empresas do ramo podem utilizar várias estratégias para mostrar o quanto estar com tudo em dia é importante, distribuindo brindes e realizando ações de conscientização.

Mesmo que o esforço do aluno seja um dos principais combustíveis para um aprendizado de qualidade, existem outros fatores que são determinantes, como o material escolar. Por isso, o Dia da Escola é um dos períodos do ano em que as empresas devem ressaltar a importância da participação dos pais na vida escolar do filho. Além da compra de materiais propriamente dita, é tempo de pensar o quanto estão ajudando na realização das tarefas, dando a atenção necessária sobre o que acontece enquanto eles estão na escola ou mesmo se mantém contato constante com professores e com a coordenação. A partir desses questionamentos, é possível elaborar materiais e campanhas informativas com dicas para ajudar os pais, que com a vida agitada acabam deixando essa atenção de lado.

Para a loja de brindes promocionais Zimi, a distribuição de brindes da loja só será eficaz se for trabalhada em conjunto com a conscientização dos pais. “Além de comprar uma mochila nova, trocar o uniforme ou mesmo adquirir novos cadernos e canetas, aliar essas duas estratégias é uma forma de os pais avaliarem como a escola tem trabalhado com as crianças, bem como a maneira como eles têm aproveitado essas atividades”, orienta a empresa, que conclui com uma dica do que pode ser passada como informação. “Com um pouco mais de um mês de aula, várias lições já devem ter sido passadas e olhar o caderno e os demais materiais do filho é uma maneira de mensurar isso”. Contudo, o Dia da Escola deve apenas motivar a real preocupação com a vida escolar do filho, durante todo o ano letivo, e não apenas neste período.

Embora o início do ano ou o período pós-férias de julho sejam os momentos em que os alunos mais se queixam sobre a troca de material escolar, os pais devem estar atentos durante o ano todo. A falta de material adequado pode afetar na qualidade do estudo, uma vez que, especialmente a criança, pode deixar de participar de alguma atividade caso não possua o que a escola solicitou junto com a lista de material. Assim, fazer uma mobilização para que os pais aproveitem o Dia da Escola para refletirem sobre sua participação na vida escolar do filho pode ser uma ótima cartada.

O Dia da Escola tem por objetivo justamente colocar em pauta quais recursos podem ser utilizados para melhorar o ensino nas escolas. Além das disciplinas regulares, a este é o espaço em que as crianças e adolescentes colocam em prática conceitos essenciais para manter uma vida em sociedade, sem contar no desenvolvimento do senso crítico. Fundamental para a construção de uma comunidade politizada e menos alienada, as discussões, bem como os diferentes tipos de atividades realizadas em sala de aula são importantes instrumentos utilizados pelos professores, mas que devem também ser incentivados dentro de casa.