Overdelivering é estratégia ideal para fidelizar clientes

 

 

Além de criar uma aproximação, o overdelivering faz com que as chances de uma nova compra sejam muito maiores, bem como a divulgação da empresa. Isso ocorre porque o agrado por parte do comerciante agrega valor, não só ao produto como à loja. Essa estratégia nada mais é do que superar as expectativas. Para quem tem um intuito empresarial, a ideia é ofertar um prazo de entrega maior do que o real, enviar junto do item comprado um brinde ou ainda um desconto. Essas alternativas são comuns e utilizada por muitas empresas, mesmo sem que elas percebam que se trata de overdelivering.

Porém, é preciso que seja surpresa. Anunciar que um brinde irá acompanhar o produto descaracteriza a ação, tornando-a apenas uma distribuição de brindes. O interessante do overdelivering é justamente entregar algo além do que o cliente espera. Nesse sentido, ocultar algumas das vantagens e funcionalidades do produto pode ser interessante. Outra dica é superar as promessas realizadas. Assim, ao receber o item o consumidor se sentirá ainda mais satisfeito, pois vivenciará novas experiências. Mas, é preciso que seja uma algo espontâneo, como um agrado, para que seja visto de forma mais atrativa.

Segundo a Zimi, especialista em brindes, é preciso ter cautela ao escolher o item a ser utilizado como overdelivering. Como nem tudo agrada o cliente, uma estratégia equivocada pode afastá-lo, ao invés de o motivar a realizar novas compras. “Para não atingir negativamente o negócio, um planejamento é indispensável. Caso a opção seja por um brinde, ele precisa estar em consonância com o produto adquirido. Se foi comprada uma máquina de café, por exemplo, uma xícara pode ser uma surpresa agradável”, orienta. Além dessa dica, a empresa ainda sugere um mouse junto de um notebook ou um carregador portátil  quando a compra for um celular.

Cupom de desconto em itens ou frete para a próxima compra são outras alternativas interessantes. Enviar uma amostra de lançamento também é uma opção e pode ajudar a mensurar a qualidade e a aceitação de novos produtos. Superar as expectativas é melhor do que gerar frustração. Por isso, é preciso avaliar como as estratégias serão colocadas em prática. Sugerir um prazo de entrega muito maior, para que o cliente fique surpreendido com a rapidez pode não ser vantajoso, já que esse pode ser o motivo dele não confirmar a compra. Avaliar o público-alvo é a primeira tarefa a ser feita, para então definir qual a melhor maneira de conquistá-lo.

 

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