Brinde promocional requer estratégia elaborada para atrair clientes

07/11/2018 14:42

 

Identificar o público-alvo, acompanhar as tendências e estar sempre seguro do investimento que poderá ser realizado são algumas das dicas para começar a elaborar uma estratégia de distribuição de brinde promocional. Montar uma empresa, além de comprometimento e qualidade, exige ações que tragam visibilidade para o negócio. Várias são as maneiras de atrair clientes, mas todas precisam ser analisadas a partir de uma série de fatores.

Seja qual for o brinde promocional escolhido para criar relacionamento com o consumidor, ele certamente é muito importante para estreitar relações. Investir tempo e dinheiro nessa estratégia de marketing é fundamental. Porém, é necessário pensar com cautela, pois nem todos os brindes são adequados para qualquer tipo de negócio. Como o objetivo é que essa seja uma ferramenta de divulgação para atrair clientes no futuro, é preciso estar atento a algumas táticas que, se empregadas corretamente, podem contribuir muito para resultados satisfatórios.

A primeira dica é optar por brindes que estejam relacionados com a área de atuação da empresa, pois isso irá ajudar na criação do vínculo. Depois disso, a utilidade é um fator determinante. Mas, para que um brinde seja realmente útil é necessário dispensar esforços para avaliar o perfil do público-alvo. De nada adianta tentar atrair clientes com algo que vire brinquedo na mão do filho depois, por exemplo. Reconhecer que adotar a estratégia de entrega de brinde promocional é muito mais do que uma simples lembrancinha já é o primeiro passo. Ou seja, os gestores devem dispensar um tempo especificamente para isso, de modo a realizar um investimento apropriado e que traga o retorno esperado. Depois de traçadas todas as metas, é o momento de localizar uma empresa responsável para fornecer os itens.

A Zimi, especializada em brinde promocional, conta que várias são as oportunidades de distribuir lembrancinhas personalizadas. “Aproveitar datas comemorativas e eventos é uma boa ideia para atrair clientes, mas também é preciso pensar um pouco fora da caixa e surpreender”, afirma. A empresa reforça que o overdelivering tem feito muito sucesso entre os consumidores e é uma forma inovadora de superar as expectativas em uma compra. “Em especial para quem trabalha com entregas, essa estratégia é muito importante. Nada mais é do que ofertar um prazo de entrega maior do que o real, enviar junto do item comprado um brinde ou ainda um desconto”, finaliza.

O grande segredo do overdelivering é não anunciar antecipadamente que algum tipo de benefício será enviado junto com a mercadoria, bem como não fazer com que ele o cliente arque com os custos. Ele deve surpreender positivamente e estimular não só a divulgação da empresa, como também o retorno para novas compras. É necessário que por trás do brinde esteja claro para o gestor qual a mensagem que ele deseja transmitir, e consequentemente, a ação esperada do cliente. Se a intenção for usar essa estratégia com brinde promocional, a possibilidade de integração do produto no dia a dia é indispensável. Quanto mais útil, maior a chance de atrair clientes, pois a pessoa se recordará da empresa e tornará a entrar em contato em uma próxima oportunidade.